História & Factos

História

O Instituto Piaget

Criado em 1979 por uma comissão liderada pelo Prof. António de Oliveira Cruz, seu Presidente Institucional e Director de Investigação, com a inteira aceitação do seu patrono Jean Piaget (que através de uma carta histórica, aceitou « avec joie », não só dar-lhe o nome mas também ser o primeiro Presidente de Honra) O Instituto Piaget é uma cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico.

Consagrando nos seus estatutos uma filosofia de matriz antropológico-cultural e filantrópica, inspirada nos valores fundamentais de um humanismo integral, criativo e inovador, defende, nas suas diferentes áreas de intervenção investigativa, formativa e social, a sistemática assunção, por parte dos seus dirigentes e associados, de uma postura independente, aberta e pluralista no plano ideológico, político-partidário e religioso, e de uma gestão sem fins lucrativos, ao reinvestir o remanescente económico da sua actividade no desenvolvimento das regiões marcadas pela interioridade ou pela perifericidade, na fixação das inteligências locais e regionais, na criação de postos de trabalho, na luta contra o êxodo e a desertificação demográfica, em suma, na constante melhoria de todas as vertentes do seu vasto projecto institucional.

Tem como nucleares áreas da sua actividade a investigação, a formação e o ensino, a publicação bibliográfica, a dinamização cultural e social.  

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde é um estabelecimento de ensino superior, criado pelo Instituto Piaget, e tem como missão contribuir para a formação dos recursos humanos em Cabo Verde , bem como para o desenvolvimento de competências locais imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

Reconhecido pelo decreto-lei n.º 12/2001como um estabelecimento de ensino superior de interesse público, a UniPiaget iniciou as suas actividades no dia 7 de Maio de 2001 com a abertura do 1º ano do curso de Sociologia.

Em 2005, a UniPiaget abriu um Pólo Universitário na cidade do Mindelo que começou a funcionar com três cursos de graduação (Ciências da Educação e Praxis Educativa, Economia e Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática). Em 2007 abriu também o curso de Arquitectura.

O Pólo funciona sob a supervisão de um Director dos Serviços Administrativos e de um Ajunto da Reitoria.

Hoje, a Universidade acolhe cerca de 2000 alunos afectos aos 16 dos 26 cursos homologados. O número de docentes ronda os 380, repartidos por vários regimes de contratação e graus académicos.